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HISTÓRIA DA
ESTRADA DE FERRO
MELHORAMENTOS DO
BRASIL

"A Central tem mais obras de arte; mas a Melhoramentos tem mais arte".

PLANEJAMENTO

     Ainda no Séc. XIX, com a crescente demanda de exportação do café no Vale do Rio Santana e do Vale do Ribeirão de Ubá, o Governo Imperial no ano de 1878 buscando construir uma estrada de ferro que partindo de Belém (atual Japeri) chegasse a Roça do Alferes (Atual Município de Paty do Alferes) para atender a demanda de exportação do café que existia nessa região. Então no 15 de março de 1882, o Governo Imperial firmou contrato com os engenheiros Luiz Rafael Vieira Souto e Henrique Eduardo Hargreaves no sentido de projetarem e executarem a construção dessa via férrea.

     No dia 5 de junho de 1883 o Governo Imperial nomeara uma comissão liderada pelos engenheiros Francisco Bicalho, Paulo de Frontin e Carlos Conrado Niemeyer para viabilizar a construção desta ferrovia. Projetou-se então construir uma linha alternativa de bitola métrica, entre o Rio de Janeiro a Paty do Alferes, objetivando recolher a produção cafeeira e demais produtos das regiões de Miguel Pereira e Paty do Alferes.

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