

Trem Turístico
TREM INCONFIDENTE
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A Ferrovia
A Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil - EFMB inaugurada ainda no século XIX, no dia 28 de março de 1898, com mais de um século de existência, foi uma ferrovia criada principalmente para o escoamento da produção do Café, sendo um de seus engenheiros o famoso Paulo de Frontin, responsável por diversas obras grandiosas no Brasil. Em 1903, a EFMB foi incorporada à Estrada de Ferro Central do Brasil - EFCB e passou a se chamar Linha Auxiliar, outras ferrovias foram incorporadas a ela assim como novos ramais foram construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo gerida pela EFCB. No final dos anos 50, a EFCB passou a operação da Linha Auxiliar para a Estrada de Ferro Leopoldina - EFL, que estava começando a desativar a ferrovia na serra de Petrópolis, com isso, todos os trens que subiam por Petrópolis com destino ao interior de Minas Gerais passaram a subir pela Linha Auxiliar, como é o caso do Trem Inconfidente. Em 1996, a antiga Linha Auxiliar e toda a malha da EFL foram concedidas para a empresa Ferrovia Centro-Atlântica -FCA pela RFFSA. O trecho entre Japeri e Paraíba do Sul encontra-se abandonado e fragmentado desde então.
Este trecho da ferrovia, aonde implantaremos o TT – Trem Inconfidente, conta com diversas paisagens naturais e construções históricas, como por exemplo, as matas, os rio que acompanha o trecho, cachoeiras, vales, montanhas, entre outros.
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O Trem Inconfidente
O Trem Inconfidente, foi um Expresso Noturno de Luxo inaugurado em 19 de julho de 1968 pela Estrada de Ferro Leopoldina - EFL, que veio para substituir o noturno de madeira (carros de passageiros de madeira) que se destinava a Rede Mineira, saindo do Centro do Rio de Janeiro (Estação Barão de Mauá, mais conhecida como estação Leopoldina) com destino ao interior de Minas Gerais, mais precisamente até a cidade de São Geraldo. Este trem, foi uma iniciativa do Governo Federal como um incentivo de modernizar as ferrovias nacionais, visando dar maior conforto aos seus usuários.
O Trem de Inconfidente era uma moderna composição de fabricação nacional pela Santa Matilde e COBRASMA, com poltronas reclináveis, dormitórios de luxo, restaurante e banheiro a bordo. A composição partia da estação Barão de Mauá, às segundas, quartas e sextas, às 20h40min, e de São Geraldo, às terças, quintas e domingos às 18 horas, e proporcionava viagens mais rápidas e dotadas de máximo conforto, parando nas estações de Japeri, Gov. Portela, Miguel Pereira, Três Rios, Porto Novo, Volta Grande, Recreio, Cataguazes, Ubá, Visconde do Rio Branco e São Geraldo.
A partir do dia 07 de janeiro de 1969, o Trem Inconfidente teve seu percurso estendido até Caratinga/MG. A medida beneficiava aos usuários da Zona da Mata Mineira, tendo em vista por se tratar de um trem dotado de todos os requisitos de conforto e de suas viagens serem mais rápidas.
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O Projeto
A AFMB, através do desenvolvimento do projeto TT – Trem Inconfidente em Paty do Alferes , Vassouras e Paraíba do Sul/RJ visa o resgate deste trem que já não circula pelos trilhos da EFMB desde a década de 80, e também o resgate da memória ferroviária, o inventário, a preservação dos bens móveis, imóveis e do material rodante das nossas ferrovias. Buscamos também, o engajamento do setor ferroviário com as comunidades que estão a sua volta, gerando empregos na revitalização da ferrovia e na operação do Trem Turístico. Promovendo desenvolvimento e sustentabilidade com projetos sociais e culturais, que beneficiarão toda a comunidade.
A AFMB, em parceria com entes Públicos e Privados, será a responsável pela reforma da ferrovia e a implantação do Trem Turístico, contando com profissionais experientes e qualificados que sejam credenciados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres -ANTT, garantindo a segurança e qualidade da operação.
Por se tratar de uma ferrovia desativada há quase 30 anos, o trecho precisa de intervenções severas, como troca total dos dormentes, descontaminação e recomposição do lastro, por isso decidimos dividir o trecho em quatro partes, reformando e deixando operacional a ferrovia, implantando o Trem gradativamente; são eles:
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Fase 1: Avelar (Km 140,854) x Taboões (Km 146,431)
5,57 Km de ferrovia recuperada;
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Fase 2: Taboões x Andrade Costa (Km 152,087)
11,233 Km de ferrovia recuperada;
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Fase 3: Andrade Costa x Werneck (Km 160,379) = 8,292 Km e simultaneamente Avelar x Paty do Alferes (Km 125,767) = 15,087 34,612 Km de ferrovia recuperada;
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Fase 4: Werneck x Paraíba do Sul (Km 169,256)
43,489 Km de ferrovia recuperada.
Totalizando assim serão recuperados 43,489 Km de da Estrada de Ferro Melhoramentos no Brasil entre Paty do Alferes e Paraíba do Sul.
Estações do trecho do Trem Inconfidente:
Os Benefícios do Trem Inconfidente
O Trem Inconfidente é muito mais do que um meio de transporte turístico — é um projeto que resgata a história, movimenta a economia local e fortalece o orgulho cultural de Paty do Alferes e região.
Idealizado e implantado pela Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil - AFMB, o Trem Inconfidente contribui diretamente para o desenvolvimento regional com foco em três pilares: cultura, turismo e inclusão social.
🛤️ Valorização do Patrimônio Histórico
Ao percorrer trilhos centenários da antiga Estrada de Ferro Melhoramentos, o Trem Inconfidente preserva e revive a memória ferroviária do Brasil, que proporcionará uma experiência única aos visitantes e despertando o sentimento de pertencimento na comunidade local.
💼 Geração de Emprego e Renda
O projeto movimenta a economia ao criar oportunidades diretas e indiretas de trabalho, especialmente para moradores da região. Desde o comércio local até guias turísticos, artesãos e pequenos produtores, todos se beneficiam do fluxo constante de visitantes.
🌱 Turismo Sustentável
O Trem Inconfidente promove um turismo de base comunitária e responsável, com foco na preservação ambiental e no respeito às tradições locais. A cada viagem, o visitante terá a oportunidade de conhecer paisagens naturais, fazer parte de manifestações culturais e consumir produtos locais.
🤝 Acesso Democrático à Cultura
Com preços populares e ações voltadas a escolas públicas, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, o projeto busca garantir que todos tenham acesso à cultura e ao lazer, cumprindo um papel social de inclusão e formação cidadã.
🚂 Estrutura já disponível para operação
A AFMB já possui o material rodante necessário para a implantação do Trem Inconfidente, incluindo locomotivas e carros de passageiros. Esses equipamentos foram conquistados por meio de parcerias e doações de órgãos públicos, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, reforçando a seriedade e a viabilidade do projeto desde sua origem.
🌍 Fomento ao Desenvolvimento Regional
Mais do que um atrativo turístico, o Trem Inconfidente se torna um motor de desenvolvimento para os municípios ao longo da ferrovia. A revitalização da malha ferroviária traz infraestrutura, mobiliza investimentos e reforça a identidade regional.
🌟 Uma jornada que conecta passado, presente e futuro
O Trem Inconfidente é mais do que um projeto — é um compromisso com a memória, com o desenvolvimento e com as pessoas. Ao unir história, inclusão social e fortalecimento da economia local, ele se consolida como um símbolo de progresso enraizado na cultura ferroviária brasileira.
A AFMB segue empenhada em transformar sonhos em trilhos, conectando comunidades e abrindo caminhos para um futuro mais justo, sustentável e acessível a todos.
Apoiar o Trem Inconfidente é apoiar o Brasil que preserva, compartilha e avança sobre trilhos.