Hoje vamos falar sobre o Trem da Estrada Real, este que foi um trem turístico desenvolvido pela Prefeitura de Paraíba do Sul que operava na Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil - EFMB (mais conhecida como Linha Auxiliar da EFCB) e teve sua inauguração no mês de setembro de 2003, operado pela própria Prefeitura, entre a estação no centro da cidade e a de Cavaru (distrito de Paraíba do Sul).
O material rodante deste trem era composto de duas composições; a primeira era uma locomotiva diesel com dois carros de passageiros que pertencem a ABPF - Oficial e a outra era uma locomotiva a vapor e duas jardineiras, compradas pela Prefeitura de Paraíba do Sul da Fazenda Mato Alto.
O Trem da Estrada Real trazia para o município, aproximadamente 2.000 turistas aos finais de semana, e era um dos principais atrativos turísticos do município.
Ao longo do seu funcionamento, o trem correu no final do mês de setembro de 2003, parou, voltou a funcionar em novembro. Novamente teve suas operações paralisadas em setembro de 2004 e depois somente retomada em maio de 2005. Estava em operação desde então e assim permanecia até janeiro de 2009, porém, no mesmo ano teve sua operação paralisada devido há avarias no material rodante e nunca mais circulou desde então.
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