top of page
Buscar

O Trem Inconfidente

O Trem Inconfidente, foi um Expresso Noturno de Luxo inaugurado em 19 de julho de 1968 pela Estrada de Ferro Leopoldina - EFL, que veio para substituir o noturno de madeira (carros de passageiros de madeira). Esse trem se destinava a Rede Mineira da EFL, saindo do centro do Rio de Janeiro (Estação Barão de Mauá, mais conhecida como estação Leopoldina) com destino ao interior de Minas Gerais, mais precisamente até a cidade de São Geraldo.

Este trem, foi uma iniciativa do Governo Federal como um incentivo de modernizar as ferrovias nacionais, visando dar maior conforto aos seus usuários.

O Trem de aço (Inconfidente), era uma moderna composição de fabricação nacional pela Santa Matilde, com poltronas reclináveis, dormitórios de luxo e banheiro a bordo. A composição partia da estação Barão de Mauá, às segundas, quartas e sextas, às 20h40min, e de São Geraldo, às terças, quintas e domingos às 18 horas, e proporcionava viagens mais rápidas e dotadas de máximo conforto, parando nas estações de Japeri, Gov. Portela, Miguel Pereira, Três Rios, Porto Novo, Volta Grande, Recreio, Cataguazes, Ubá, Visconde do Rio Branco e São Geraldo.

A partir do dia 07 de janeiro de 1969, o Trem Inconfidente teve seu percurso estendido até Caratinga - MG, que até então circulava apenas até São Geraldo - MG. A medida beneficiava aos usuários da Zona da Mata Mineira, tendo em vista por se tratar de um trem dotado de todos os requisitos de conforto e de suas viagens serem mais rápidas.

O Inconfidente também teve seus dias de partidas e horários modificados, passando a sair todas as terças, quartas, sextas e domingos, às 20h40min da estação Barão de Mauá; e de Caratinga - MG, às terças, quintas, sextas e domingos, às 8h50min.

Não se sabe ao certo quando este trem foi desativado, mas segundo a ferroviários, o último Trem Inconfidente foi no final dos anos 70 ou início dos anos 80.



119 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page