Há 26 anos um dos principais trens de passageiros interestaduais se despedia do caminho de ferro entre o sul fluminense e oeste de Minas Gerais.
O Trem Mineiro surgiu oficialmente em meados da década de 1970 sob a administração da Rede Ferroviária Federal percorrendo um trecho com cerca de 293 quilômetros entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho na Linha Tronco da RMV. Locomotivas a diesel modelo EMD G12 tracionavam carros de passageiros em aço de carbono pintados de azul claro com uma faixa branca na altura das janelas e o símbolo da RFFSA.
A maior parte dos viajantes lhe tinha como meio de transporte, mas dentre seus passageiros havia também muitos turistas encantados com as belas paisagens e a interação com as pessoas por onde o trem passava.
Dependendo da temporada o trem era composto por duas locomotivas a diesel e chegando a tracionar até quinze vagões diversos, o Trem Mineiro realizava duas viagens por semana: uma partindo de Ribeirão Vermelho (tendo uma importante conexão com o ramal de Lavras através da estação de mesmo nome), e outra partindo de Barra Mansa.
Outras composições semelhantes percorriam regularmente trechos menores onde ainda era necessário baldeações caso o destino fosse além de determinada seção onde as condições da linha não permitiam o uso de outros meios de tração.
O auge do Trem Mineiro foi no início da década de 1990 quando a Rede Ferroviária Federal começou a explorar determinadas linhas para fins turísticos permitindo ainda o uso como trem de passageiros de longa distância.
Para a tristeza de muitos, no dia 26 de agosto de 1996 o Trem Mineiro fez sua última viagem, partindo da estação de Ribeirão Vermelho e deixando muitas saudades
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